Arquivos

Categoria

Subcategoria

Criador

Data

Capítulos Gerais

Grupos

Sobre

Performing the Archive é uma plataforma de inscrição de práticas e documentos visuais e culturais relacionados com a performance-arte e um espaço aberto de trabalho, um manifesto sobre a forma como o arquivo pode ser dinamizado com o objectivo de reflectir futuros usos e novas abordagens. Este website é um instrumento de activação dos materiais e narrativas da história da performance-arte. Plataforma digital de cruzamento de materiais e informações, estudos visuais e culturais e reflexo da programação e criação de actividades paralelas, Performing the Archive assume-se como um trabalho de recuperação, tratamento de materiais, documentação, investigação e curadoria.  


Este site destina-se a divulgar e a estudar o espólio documental do crítico de arte Egídio Álvaro (1937-2020) e consequentemente, todo o material que dele faz parte e com ele se relaciona. Para o efeito, foi concedida a devida autorização, por parte dos herdeiros. 


Na sequência do levantamento da história da performance-arte que resultou do estudo do mesmo espólio documental, alguns artistas e outros agentes culturais disponibilizaram documentos complementares inexistentes no espólio documental de Egídio Álvaro, à data da sua salvaguarda. Todos os documentos inseridos neste site resultam de uma investigação curatorial.  
Qualquer reprodução não autorizada do material aqui divulgado está subordinada a direitos de autor. Alertamos para a complexidade dos direitos de autor relativos aos materiais contemplados nesta plataforma: herdeiros de Egídio Álvaro, fotógrafos, designers, jornalistas e historiadores, artistas, galerias, equipa de conservação, digitalização e tratamento de imagens e projecto de investigação. A reprodução dos materiais não é permitida sem a obtenção dos respectivos direitos de autor e a menção ao site performingthearchive.com. 


Para qualquer questão contactar performingthearchive2022@gmail.com 


Este website foi parcialmente construído com fundos do “Programa de Apoio em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar” – DGArtes e do programa “Criatório” – Câmara Municipal do Porto. A sua subsistência depende de fundos privados e da generosidade de Eliane Figueiredo, de todos os artistas e agentes culturais que permitiram divulgação dos seus materiais neste espaço e o trabalho dedicado de diversas pessoas. Agradecemos o interesse do público nesta investigação e o respeito pela divulgação que dela fazemos, em nome de um interesse público. 

República de Portugal - CulturaDGartesDGartesDGartesDGartes